quarta-feira, 28 de março de 2012

EXALTAÇÃO AO SONHO

Lá pelos idos de 2000 eu iniciava a inacreditável jornada como então Governador Indicado para o Distrito 4570, convidando uma equipe de líderes para compor aquela que a partir de então passaria as se denominar como “Equipe Padrão”. Um dos primeiros passos foi o de dar a partida no processo de planejamento estratégico, atitude pioneira no Brasil.

Ao Governador de Distrito cabe, dentre outros desafios, a criação de novos Clubes de Rotary. A demanda social é crescente e Rotary precisa de novas unidades para atender às necessidades das comunidades. Ao fazer uma retrospectiva, a Equipe verificou que o Distrito vinha crescendo, com timidez, o número de Rotary Clubs. Assim, contando então com 67 Rotary Clubs, ousamos definir como meta o incremento de 10% no tamanho do Distrito, ou seja, nos determinamos a empreender a criação de sete novos Clubes.

A criação de um Rotary Club obedece a uma sequência de ações a partir da prospecção de mercado. Naquela ocasião, a avaliação da área abrangida pelo Distrito 4570 nos mostrava possibilidades de crescimento a partir de concentrações de líderes profissionais e empresariais que pudessem se interessar por formar novas unidades. Assim, focamos os condomínios residenciais e os shopping centers da Barra da Tijuca; os novos bairros na Capital (como o do Vasco da Gama, entre São Cristóvão e Caju); bairros da Capital sem cobertura (como Santa Teresa e Realengo); cidades vizinhas com apenas uma oportunidade de reunião (como Nilópolis); e eventuais cidades vizinhas sem Rotary Club.

Em fevereiro de 2001 o grupo de 36 casais Governadores Indicados se reunia no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em embarque para Anaheim, Califórnia, para o tão esperado treinamento, orientação no Presidente Eleito de Rotary International e eleição em Assembleia Internacional. Alguns casais já vinham mantendo contato anterior por meio virtual, e aquele era o momento do estreitamento das relações.

Acomodados na aeronave para uma viagem relativamente longa, sentaram-se lado a lado Heledirce e Vitória, e os Governadores George Pinheiro e Joper Padrão. Surgia, então, uma grande, sincera e duradoura amizade entre os “Águias Reais” dos Distrito 4720 e 4570, eles da região amazônica, o Distrito de maior extensão territorial do Mundo e nós, por oposto geograficamente, de um dos de menor área, (talvez o menor de todos) embora o mais antigo de língua portuguesa.

Quis o destino que em nossas conversas logo surgisse a questão da criação de novos Clubes. Falamos sobre a intenção de ambos de fazer crescer os respectivos Distritos e nós, aqui do sudeste, com a determinação de instalar sete novos Clubes ao que George, destacada liderança do Acre, logo sugeriu: “Governador Joper, que tal criar um novo Clube no Alpha Barra? Tenho apartamento e lojas lá e sei que ali tem um número de lideranças capaz de formar um novo Clube de Rotary”.

A semente estava plantada em solo fértil. Ao regressar, partimos para a identificação daqueles que seriam os representantes especiais do Governador para a formação dos novos Clubes. Aquele grupo de “Governadores dos Paletós Pretos” havia recebido instruções inovadoras em Rotary. Uma delas: os Clubes padrinhos podiam ser de áreas diferentes daquela onde o novo Clube seria formado, desde que tivessem pelo menos 20 associados. E os representantes do Governador podiam ser de qualquer Clube do Distrito, sem distinções.

O próximo passo: identificar esses líderes e os Clubes padrinhos. Gil e Cida Loja se destacavam, assim como outros Companheiros, com as características ideais para motivarem novos líderes. Eles moravam no Alpha Barra e estavam associados aos Rotary Clubs do Grajau e Vila Isabel respectivamente. Eram rotarianos experientes e entusiasmados.
Tácito Melo Barbosa, meu afilhado e associado ao Rotary Club da Tijuca era designado para servir ao Rotary como Secretário Distrital, e ele e Christina mudavam o domicilio do Rio Comprido para o Recreio. Pronto! O que até então era uma sugestão de um acreano de visão, começava a se materializar.

Um novo horizonte se descortinava para o rotarismo no Distrito 4570. Contando com o apoio de três Rotary Clubs de grande expressão (Grajaú, Recreio dos Bandeirantes e Barra), logo percebemos que a nova unidade proporcionaria uma aproximação entre Companheiros de Clubes de outros bairros que haviam, a exemplo de Tácito, transferido suas residências e negócios para a Barra, como o atual Presidente José Augusto, até então associado ao Rotary Glória. Da mesma forma, rotarianos de outros Estados logo perceberam a oportunidade de retornarem a Rotary, como Edson Ayres. A eles, novas lideranças rapidamente se juntariam como o arquiteto Floriano e outros mais.

Estava concebido, então, o que viria a ser a gênese do Rotary Sernambetiba: uma fabulosa mescla de diversas experiências rotárias estimulando novas lideranças. E hoje, o que se vê, é essa maravilhosa realidade que a todos encoraja a acreditar que sonhar e lutar pela realização dos sonhos é frutuoso.

O Rotary Sernambetiba, nesta noite em que a sociedade carioca celebra o seu 10º aniversário, reafirma a máxima que Raul Seixas imortalizou, em sua canção Prelúdio, com o pensamento atribuído a John Lennon: “A dream you dream alone is only a dream. A dream you dream together is reality".

Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade.

De minha parte o sentimento que nutro nesta noite é o de profunda gratidão. Ao Governador George Pinheiro, pela inspiração; ao Companheiro Tácito Barbosa, pela abdicação; a Zélia Perruci e todos os companheiros que se somaram na empreitada de sua consolidação, pelo apoio; aos Clubes Padrinhos, Grajau, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, pelo estímulo; a Alexandre Sosinho, Eduardo Ribeiro e a todos os que nestes dez anos passaram pelo Rotary Sernambetiba, pela agregação de valor; a Gil Pinto Loja e aos que pranteamos pela perda do inesquecível convívio, pelo legado.

É amigos: o esforço é grande e o homem é pequeno! Encerro esta mensagem à comunidade desta região litorânea da Capital do Estado do Rio de Janeiro, da Cidade Maravilhosa, com esperança e fé no futuro, inspirado neste jovem e maduro Rotary Club RJ Sernambetiba, reafirmando os versos de Fernando Pessoa em Padrão:

O esforço é grande e o homem é pequeno.
Eu, Diogo Cão, navegador, deixei
Este padrão ao pé do areal moreno
E para diante naveguei.

A alma é divina e a obra é imperfeita.
Este padrão sinala ao vento e aos céus
Que, da obra ousada, é minha a parte feita:
O por-fazer é só com Deus.

E ao imenso e possível oceano
Ensinam estas Quintas, que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

E a cruz no alto diz que o que me há na alma
E faz a febre em mim de navegar
Só encontrará de Deus na eterna calma
O porto sempre por achar.

Vida longa ao Rotary Sernambetiba! Louvados sejam Companheiros!

Joper Padrão do Espirito Santo
Saudação ao Rotary Club RJ Sernambetiba na reunião de celebração do 10º anioversário de fundação
Rio de Janeiro, 17 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário