sexta-feira, 13 de novembro de 2015

SOLIDARIEDADE É UM ATO ESPONTÂNEO



Tenho total solidariedade ao povo francês neste momento em que o mundo assiste a mais um atentado terrorista em Paris. Como acaba de ser relatado por um cidadão que estava na casa de shows Le Bataclan, "uma carnificina inacreditável, com corpos por todos os lados".
O terrorismo é uma prática covarde que deve ser repudiada por todo cidadão consciente. Covardes escudam-se no medo em nome de suas ideologias. Vidas humanas de inocentes são ceifadas por fanáticos capazes de tirar a própria vida, como dois dos homens bombas que detonaram explosivos em seus corpos para levarem consigo outras pessoas que ignoravam completamente o risco a que estavam expostas.
Inexiste local seguro nesse clima de sobressalto a qualquer momento e em todo lugar. Enquanto cerca de 80 mil pessoas assistiam a um jogo entre Alemanha e França, os fracos se valeram desse artificio para chamar a atenção do mundo com explosões e tiroteios, com assassinatos que podem somar dezenas de pessoas.
Os transportes públicos foram suspensos. Noticia-se que os parisienses estão abrindo as portas de suas casas às pessoas que se encontram nas ruas e não têm meios de retornar a seus lares. Um ato humanitário de solidariedade admirável.
Em 2016 o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos quando os olhos da humanidade estarão voltados, por um mês, para a nossa cidade. Sabe-se os riscos que uma jornada dessa magnitude representa. É evidente que medidas de segurança, preventivas, estão sendo tomadas pelas autoridades. Mas, assim como os franceses não se curvam aos terroristas, nós devemos manter desde já e por todo o tempo, o equilíbrio e a serenidade que os franceses demonstram nesse momento adverso para que com essa atitude se possa mostrar a coragem que enobrece os verdadeiramente fortes, gente como a gente, pessoas do bem que não temem uns poucos pusilânimes, enlouquecidos por seus ideais.
Levantemos, pois, nossa palavra de solidariedade ao povo francês para que todos saibam nossa disposição de seguir nossa jornada com absoluta altivez.
Vive La France! Vive la Liberté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário