sábado, 12 de março de 2016

COM A IMPRENSA LIVRE A ÉTICA PREVALECE

SPOTLIGHT  o filme de Tom McCarthy, é muito mais do que apenas o vencedor do Oscar de 2016. É um tributo ao papel do jornalismo livre e independente. Mais ainda, do jornalismo investigativo. Da determinação de profissionais da comunicação incansáveis na busca da verdade e na defesa da ética.
Baseado em fatos reais, o premiado cineasta retrata o episódio em que um pequeno grupo de 4 jornalistas do The Boston Globe consegue expor à opinião pública internacional as chagas da pedofilia em meio religioso. A investigação trazida ao cinema foi de tamanha importância para a reversão do perverso quadro que molestou tantas e tantas crianças indefesas, por tanto tempo acobertado pela própria sociedade, que resultou no reconhecimento com o prêmio Pulitzer de Serviço Público de 2003 (http://www.pulitzer.org/prize-winners-by-year/2003).
Como nada nesse mundo é por acaso,  essa obra da sétima arte precisava chegar às nossas telas justamente nesse momento em que a livre imprensa no Brasil volta a reafirmar a sua importância para a Democracia.
Vem de longe esse relevante papel social.  Nesse sentido vale relembrar fatos de duas décadas atrás; fatos que envolveram personalidades que insistem e persistem em permanecer na cena política; fatos que mostraram  a determinação do povo brasileiro de manter a democracia como regime político. Relembrar a entrevista do irmão do então Presidente da República à Revista Veja em 24/05/1992, com denúncias que logo alcançaram o Congresso Nacional  (http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/coberturas/impeachment-de-collor/as-denuncias-e-a-abertura-da-cpi.htm) e que, com a natural evolução  dos acontecimentos, resultaram no impeachment  do mandatário da Nação.
                       Nossa liberdade  depende da liberdade  de imprensa,  e ela não pode                         ser limitada sem ser perdida.                                                                                           Tomas Jefferson
Hoje lemos em nossas revistas noticiosas e nos  jornais impressos, assistimos na mídia eletrônica, e ouvimos pelas ondas dos rádios, os  fatos decorrentes dessa inesgotável fonte de denúncias das operações conduzidas por juízes federais, pelo Ministério Público, pela Policia Federal e pela Receita Federal. Uma enxurrada de informações lamentáveis levantando suspeições  sobre pessoas de destaque que ao invés de trazerem a público esclarecimentos convincentes, reagem com versões inverossímeis e, mais ainda, tentando culpar os veículos de comunicação simplesmente por desempenharem seu papel.
É hora das pessoas lúcidas, independentes e descomprometidas como eu, como você que me lê, como nós, levantarem suas vozes demonstrando o apoio uníssono ao trabalho da livre imprensa para que os corruptos sejam desmascarados e efetivamente punidos, na forma da Lei, para o bem geral da Nação.
                                       Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a                                         humildade que faz de homens anjos.                                                                                 Aurelius Augustinus Hipponensi (Santo Agostinho)
Dedico boa parte de meu tempo profissional, e a experiência que acumulo com mais de cinco décadas como executivo de grandes empresas, a prestar consultoria a organizações interessadas em desenvolver e adotar seus códigos de ética, em benefício de suas relações corporativas com seus clientes e com a sociedade. Tenho a convicção de que o propósito da empresa de consultoria que represento em sociedade com a também experiente Patricia Sena, está alinhado com todo o esforço que os vários segmentos da sociedade brasileira vêm empreendendo.
                                           Quando a imprensa é livre, as vantagens da liberdade                                                  contrabalançam-lhe os inconvenientes.                                                                           Benjiamim Constant
Veremos, ao longo desse processo amplo, geral e irrestrito, que o futuro há de sorrir para esta geração, e para as que nos sucedam, por termos conseguido uma vez mais superar nossos obstáculos.
Papel relevante para a pavimentação desse  futuro será devido à livre imprensa. Aplausos, portanto, aos profissionais da comunicação que nos propiciam, pelas revelações de suas matérias jornalísticas, formar a opinião indispensável para a depuração do tecido social, banindo os percalços que impedem o soerguimento da sociedade humana.
Viva a livre imprensa! Aplausos aos briosos jornalistas daqui e dacolá.
(Ilustração colhida em http://www.envolverde.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário