domingo, 20 de março de 2016

NÓS O POVO BRASILEIRO

Um vídeo gravado pelo Presidente Ronald Reagan chegou a meu conhecimento neste Domingo (https://www.youtube.com/watch?v=9vcwKtl2Bp4).
A leitura do discurso é inspiradora. Especialmente ao cidadão comum, como eu, como você que lê estas linhas. Pessoas que votam. Pessoas que movem a Nação com o seu esforço e risco. Pessoas que se inquietam com os episódios. Episódios que se sucedem numa espiral crescente de escândalos. Escândalos que envolvem personalidades brasileiras de projeção internacional.

                                                                            Diz Ronald Reagan: “Nossa Revolução foi a primeira na História da Humanidade que realmente mudou o rumo do governo e como três pequenas palavras:  “We, the People” (Nós, o Povo).

Somos Nós, o povo que dizemos ao governo o que fazer e não o contrário.

Nós, o Povo,  somos o motorista, o governo é o carro e somos nós que decidimos para onde ele deve ir, por qual rota e em que velocidade.

Quase todas as constituições do mundo são documentos nos quais o Estado diz aos seus cidadãos quais são os seus privilégios.

Nossa Constituição é um documento pelo qual nós, o Povo, dizemos ao governo aquilo que lhe é permitido fazer.

Nós o povo somos livres.

Este princípio tem sido o fundamento de tudo o que procurei fazer nos últimos 8 anos. Mas lá nos anos 60, quando comecei, parecia que começávamos a inverter a ordem das coisas. Que através de mais e mais regras e regulamentações e tributação predatória, o governo confiscava mais do nosso dinheiro, mais de nossas opções e mais de nossa liberdade.

Entrei na política, em parte, para poder levantar a minha mão e dizer: PARE! Eu era um político cidadão e por isso parecia ser o correto para um cidadão fazer. Acho que conseguimos parar muito do que precisava ser detido. E espero ter, uma vez mais, recordado às pessoas que o homem não é livre a não ser que o governo seja limitado. Há uma relação de causa e efeito aqui, tão clara e previsível quanto as leis da física: à medida que o governo aumenta a liberdade diminui. “


O noticiário dos 70 dias de 2016, até aqui vividos, nos deixam perplexos.  Nós – o Povo – queremos bradar aos governantes, aos políticos, às autoridades, quem é o motorista – quem está na direção efetiva na nação. Recusamos que nos imponham interpretações de conversas deploráveis entre aqueles que confundem o ato da liderança, com a prática do feudalismo político-partidário. 
Fica claro para nós – o Povo – que a ordem das coisas está invertida por aqui. Como essas pessoas tentam justificar o injustificável, defender o indefensável?  É preciso dizer PARE! Para tal estado de coisas.
Agora à tarde retorno de Curitiba, onde presenciei um povo ordeiro manter-se sóbrio, equilibrado, mesmo diante de provocações descabidas. Os Curitibanos estão sabendo fazer do limão uma limonada. E prosseguem sua jornada de cidadania como uma verdadeira República dos bons valores.  
Lá, entre os pontos de interesse para o visitante, além do MON Museu Oscar Niemeyer,  do Jardim Botânico, da Ópera de Arame, do Bairro de Santa Felicidade e tantas outras atrações, inscrevem-se outros de igual importância para todos - Curitibanos e visitantes: as sedes da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e da Justiça Federal naquela Capital.
Sem dúvida, pontos a serem visitados, prestigiados e aplaudidos por nós – o Povo brasileiro.



Ilustrações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário