terça-feira, 15 de março de 2016

ORDEM E PROGRESSO

Domingo, 13 de março de 2016, data memorável inscrita na História do País.
“Mais de 3,3 milhões de pessoas foram às ruas em pelo menos 250 cidades brasileiras” 
Ironia de bom gosto imperava. Indignação foi demonstrada com bom humor. Pedalinhos navegaram no asfalto. Grades foram colocadas à frente daqueles para quem se pediam as prisões. Homens com fardas negras lembravam o japonês da federal. Monobloco inspirou o “Morobloco”, título estampado em camisetas. Uma gigantesca cobra, inspirada na cultura dos chineses, simbolizava uma conhecida jararaca. O Hino Nacional era cantado em coro repetidas vezes. Vozes incansáveis incentivavam a participação. As cores verde e amarelo predominaram por todo lado. Bandeiras do Brasil às milhares, milhares, nas mãos, sobre os ombros, de todas as maneiras. Homens e mulheres; jovens e idosos; altos e baixos; pessoas de todas as raças; a miscigenação que nos caracteriza se fez marcante.

Ordem e Progresso


Mais que palavras de ordem (e essas foram muitas, variadas, mas todas no mesmo sentido e intenção),  imperou o bom senso. Um fenômeno. Tanta gente, em tantos lugares, mantendo a paz como exemplo.  Nada de baderna. Em Brasilia, filas quilométricas se formaram ao final das manifestações para as pessoas se dirigirem a seus carros nos estacionamentos. Em São Paulo, contingentes extraordinários de cidadãos seguiam para as galerias do Metro.
Conseguimos fazer da grande crise que se agrava, um dia exemplar de união. Fez-se respeitaras diferenças, e valorizar o que nos era comum: a vontade de promover mudanças.
Se a Vida te der um limão faça uma limonada. (dito popular)
O povo clamava por progresso. E suas vozes ainda ecoam em nossa memória. E que persistam fazendo-se ser ouvida até mesmo por aqueles que se mostram surdos ao clamor de toda a Nação. Da Bandeira do Brasil o lema, de inspiração positivista, ganha as ruas, explode nossos corações, sai de nossas gargantas com vigor: ORDEM E PROGRESSO! É o que queremos todos. Já! Sem maiores delongas, sem qualquer tergiversação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário