sexta-feira, 8 de abril de 2016

DE SORVETES E ÉTICA

Em meu livro "Ética - Uma Caminhada Sem Linha de Chegada" (Verve, Rio, 2015) introduzi um capítulo com Filmografia Sugerida. Isso mesmo! Filmes que inspiram a reflexão sobre atitudes éticas.
Em minhas palestras sobre o tema procuro fazer despertar a atenção das plateias com temas abordados em inúmeras obras projetadas das telonas dos cinemas (que tanto aprecio) para as telinhas (de nossos televisores) nos serviços providos pela Internet.
Na Ceu Up - Consultoria Empresarial Upgrade, eu e Patricia Sena colocamos a experiência acumulada no sentido de apoiar nossos parceiros corporativos a adotarem práticas organizacionais que consolidem seus Códigos de Ética através das práticas cotidianas de suas suas equipes de trabalho.
Exemplos inspiradores existem. Hoje, trazemos dois deles. Ambos do mesmo setor. Porém de culturas bastante diferentes entre si.
Um, vem do Japão. A Fábrica de sorvetes Akagi Nyugyo se vê na necessidade de aumentar o preço de seu produto popular que por décadas foram vendidos por 6o ienes e hoje passam a custar 70. 
A empresa o faz "pedindo desculpas" (acreditem....) e  com um filme em que o Presidente, liderando seus colaboradores, se curvam diante do público em reverência respeitosa.

Ok, dirão os céticos. Isso acontece no Japão ... Outra Cultura ...  
Pois acreditem, experiências também são feitas no Brasil, em outro sentido, mas tendo o sorvete como elemento para despertar o comportamento do cidadão. Sim, e vem do Paraná, da Universidade de Cornélio Procópio. Lá, a iniciativa de um professor desafia as pessoas a refletirem sobre suas atitudes.
O professor Anderson Shiguemoto consegue provar que a média de "esquecimento" é de aproximadamente 2% dentre aqueles que se servem do sorvete e deixam de pagar pelo produto consumido.
Ou seja: um freezer está colocado à disposição dos alunos que se servem e pagam espontaneamente pelo produto que retiram para se refrescar. 
Nós, da Ceu Up, acreditamos que uma mudança planetária esteja em curso. E essa grade mudança faz sobressair na Humanidade os pequenos exemplos do quanto se pode avançar no sentido de prover a sociedade de melhores condições de convívio e respeito.
Sorvetes são um singelo exemplo de como a mudança se processa.
Boas idéias. Doces e refrescantes!



Consultor - Diretor da ABCO Associação Brasileira de Consultores

Nenhum comentário:

Postar um comentário