sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

ORGANIZAÇÕES SÃO O RESULTADO DA INTERAÇÃO DAS PESSOAS


Organizações são o resultado da interação das pessoas que as integram, afirmo categoricamente.
Interação significa a influência mútua de órgãos ou organismos inter-relacionados; a ação mútua ou compartilhada entre dois ou mais corpos ou indivíduos. 
O ser humano interage com tudo, com todos, desde sempre e por todo o sempre. No ventre da mãe; quando bebê, criança, adolescente, adulto. Pouco importa a idade, condição social, etnia, religião, local de nascimento ou domicilio. Interage com seus comuns (os da espécie humana) e com todos os seres da Natureza.
Nas organizações, é quando duas ou mais pessoas estão empenhadas em trabalhar no sentido da realização dos objetivos corporativos, quando a ação de uma provoca uma reação na outra, e em todas as demais por via de consequência.
Mais do que cumprir com as exigências legais, prover os colaboradores dos meios essenciais à sua boa condição de vida no ambiente corporativo é uma atitude indispensável ao gestor que deseja unir as pessoas, transformando-as, no coletivo, em uma autêntica equipe de trabalho.
Como ensina Maslow, a primeira necessidade da pirâmide por ele proposta é a satisfação das condições básicas de vida. Higiene, salubridade, acesso à água potável, a ventilação, um clima que proporcione o bem-estar do ser humano é essencial para que todo o mais ocorra.
Parece o óbvio, mas nem sempre os desafios corporativos possibilitam que os gestores estejam atentos a entender e atender a essas circunstâncias. Os que o fazem, colhem bons frutos e as organizações que dirigem recuperam e consolidam a imagem e desempenham a contento o seu papel na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário