segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Padrão Positivo




Tenho acompanhado com afinco o noticiário e procuro conversar o mais possível, com pessoas que admiro e respeito, a propósito dos desafios que enfrentamos no Brasil e no Mundo.

O cardápio é variado e permite manter diálogos muito proveitosos. Alguns se mostram incertos com os rumos de nosso País. Outros, desesperançosos com a Humanidade. Há quem seja extremamente pessimista. Existem os moralistas. aqueles que pregam sem perceberem contradições entre seus discursos e suas atitudes.

O noticiário massacra. Crise é uma palavra em voga. Inflação, moeda brasileira mais fraca, subida de preços. Crise vergonhosa na saúde. Autoridades públicas parecem perdidas, sem saber direcionar os rumos corretos. Governantes ironizam seus secretários em entrevistas ao invés de substituí-los ou lhes aplicar suas reprimendas em caráter reservado.

Uma sucessão de fatos e notícias que faz lembrar o charmoso jornalista carioca Sérgio Porto (1923-1968) - o Stanislaw Ponte Preta  - que um dia criou a coluna FEBEAPÁ - o Festival de Besteiras que Assola o País ... Fosse ele vivo teria hoje um manancial inesgotável para suas crônicas deliciosas de ler.

Diante disso tudo, matutei e decidi. O espaço virtual que uso para compartilhar minhas reflexões com meus amigos, leitores e seguidores na Internet merece ter maior clareza em relação à minha forma de reagir a tudo isso. Sim, porque assumidamente, vejo o futuro de forma pró-ativa - POSITIVA. Por isso, decido intitular de Padrão Positivo minhas reflexões.

Aliás, tenho boas companhias. Agora mesmo acabo de assistir a entrevista do Presidente Fernando Henrique Cardoso para o Manhattan Connection da Globo News. Ao final, indagado sobre qual pergunta gostaria de fazer a si mesmo se fosse o seu próprio entrevistador, ele afirma com um semblante sereno: "A pergunta? Eu (ele) diria: Vale mesmo a pena? E a resposta que eu daria: Eu acho que vale, que sempre vale ..." concluiu com um suave sorriso.

Pois bem: que os pessimistas de plantão me perdoem, mas manter a alegria de viver é fundamental. E, como afirma um outro Fernando, igualmente intelectual, o Pessoa, guarda-livros e poeta lusitano, Tudo vale a pena quando a alma não é pequena !  Por isso, sinto minh´alma se agigantar a cada dia. Pensar Positivo. Agir Positivo. Ter um Padrão Positivo de viver!

* imagem - fonte: http://ooutroladodamoeda.com.br/2013/04/o-festival-da-besteira-que-assola-o-pais-de-stanislaw-ponte-preta/




Nenhum comentário:

Postar um comentário