sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Operação Tijuca Presente - Nós Apoiamos


Há um ano os Tijucanos percebem a melhoria da sensação de segurança na área da Praça Saens Pena e arredores, centro nervoso do comércio de rua e do trânsito de pedestres. Sim, pois neste dia 3 de janeiro é celebrado o primeiro aniversário da instalação da Operação Tijuca Presente que permite ao cidadão que aqui reside, trabalha ou visita casualmente reconhecer o policiamento de proximidade circulando pelas calçadas ou com as viaturas estacionadas em pontos estratégicos.

A Operação Tijuca Presente recebe o reconhecimento da população, tanto em atitudes isoladas, como o simples cumprimento de transeuntes aos policiais militares e integrantes da equipe, quanto pelo apoio às campanhas promovidas em determinadas datas específicas em favor de entidades sociais da área e que tem na base da Operação Tijuca Presente o centro de recepção das doações espontâneas.

Nestes 12 meses a OTP aumentou a sua área de abrangência e vem consolidando o seu importante papel que se mostra diversificado pois, além da repressão a meliantes e pessoas suspeitas que inquietam a população, se mostra incansável no socorro a pessoas idosas perdidas de seus domicílios, a pessoas em situação de rua, e a quem demonstra necessitar de simples orientação para acesso aos locais que procuram.

Muito há a ser dito de positivo. O Grupo Whatsapp implantado em 25 de dezembro de 2018, antecedendo a própria instalação formal da OTP, hoje conta com 146 pessoas habilitadas e atende aos seus propósitos (sugestões; críticas ou elogios; divulgação do trabalho realizado; passagem de denúncias; e possíveis parcerias) e a dinâmica das mensagens atende, em média superior, às intenções.


A OTP tem recebido o apoio formal de entidades representativas e atuantes no bairro como o Rotary da Tijuca e a ACIT Nova Tijuca e atuado em harmonia com órgãos municipais como a VIII Região Administrativa e a Guarda Municipal. Enfim, uma variada gama de ações e interfaces que favorecem o ambiente de negócios e a melhoria da imagem deste tradicional bairro Carioca.

Um dos aspectos relevantes é, sem dúvida, a identidade visual que traz consigo a denominação do bairro: Operação TIJUCA Presente. O Tijucano, também autodenominado de Soberano, é um grupo a parte dos cariocas, como se costuma dizer. Tem orgulho de sua história, de seus valores, de suas instituições, de seus hábitos e costumes. Assim, tudo o que lhe diz respeito valoriza a marca (ou a denominação do bairro). Por isso, a Operação TIJUCA Presente ganha dimensão especial e deve ser reconhecida, para que seja mantida e consolidada. Até mesmo em sua logomarca que estampa o maciço ao fundo com o Cristo Redentor em destaque na silhueta do desenho e os prédios à frente e as palavras TIJUCA PRESENTE, fazendo uma conjugação do título da OTP com a presença da Tijuca na Cidade.

Desde seu primeiro Oficial Policial Militar – o Major Hora, até o atual – o Capitão Bonfim, todos os Comandantes se mostraram integrados à cultura local, reforçando o respeito que o Tijucano tem pela Corporação e, notadamente, pelo 6º Batalhão – o 6º BPM como carinhosamente a comunidade se refere.

O dia 3 de janeiro deve ser consagrado no calendário de eventos da Tijuca como uma data de destaque quando se dê vivas ao policiamento de proximidade, ao policiamento que é reconhecido por proteger o cidadão na verdadeira acepção do termo. Por tudo o mais: Nós Apoiamos!

Joper Padrão

3 comentários:

  1. Ler as postagens do Joper é sempre um deleite, sobre um tema tão importante assim então, acalenta a alma. Parabéns OTP por permitir que um dos direitos mais básicos de um cidadão ( o de ir e vir) seja respeitado e resguardado. Obrigada Joper por compartilhar conosco tão preciosa noticia

    ResponderExcluir