sexta-feira, 24 de outubro de 2014



TRIBUTO A ANDRÉ TRIGUEIRO

Na reunião de 19 de setembro de 2014 do Conselho Empresarial do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro dirigi um discurso de saudação e homenagem ao jornalista e amigo André Trigueiro, traçando um breve resumo de seu vasto Curriculum.

André, Amigo pessoal, prefaciador de meu livro "Construindo o Futuro - Novas Gerações na Trilha da Responsabilidade Social" é uma pessoa cuja imagem, quando exibida na tela dos televisores, logo traduz a curiosidade por uma notícia auspiciosa, otimista, com visão positiva da vida e das relações do homem com a Natureza.

Cidadão de valor, merece o tributo de brasileiros que, como eu, têm em sua pessoa a dimensão do grande homem que veio ao mundo para agregar valor em tudo o que faz.

André Trigueiro formou-se em jornalismo pela UniverCidade em 1988.  Foi repórter e apresentador da GloboNews onde apresentou, desde 1996 e por seis anos consecutivos, o Jornal das Dez e o programa Cidades e Soluções.

Atualmente, Trigueiro continua como editor-chefe do Cidades e Soluções e está na Rede Globo, onde tem um quadro quinzenal sobre sustentabilidade no Jornal da Globo, é repórter dos telejornais da casa e apresenta eventualmente o Bom Dia Rio, o Brasil TV e o RJTV. Também continua como colunista da Rádio CBN – Central Brasileira de Noticias nos fins de semana.

É pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ. Criador e professor da disciplina “Jornalismo Ambiental” no Curso de Cominicação Social da PUC Rio

É coordenador do livro Meio Ambiente no Século 21 (Editora Armazém do Ipê/Autores Associados, 2005) e autor dos livros Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005) e Espiritismo e Ecologia (Ed. Federação Espírita Brasileira, 2009).

Prefaciou o livro Construindo o Futuro – Novas Gerações na Trilha da Responsabilidade Social, (Editorioa) de minha autoria.

Desde 2006 é editor-chefe do Programa Cidades e Soluções, pelo qual recebu vários prêmios. Foi agraciado com o Prêmio “Comunique-se” na categoria Jornalista de Sustentabilidade (2007). Recebeu o Prêmio “Ethos” de Jornalismo 2008, pelo conjunto da obra em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável na categoria TV.
Apresentador do quadro Mundo Sustentável aos Sábados e Domingos na Rádio CBN e Ecologia e Cultura na Rádio Rio de Janeiro.

Por sua decisão, a totalidade dos direitos autorias de sua obra Mundo Sustentável foi doada ao Centro de Valorização da Vida CVV, associação filantrópica sem vinculações políticas ou religiosas de desde 1962 realiza um serviço voluntário, gratuito, 24 horas por dia, e apoio emocional e prevenção de suicídio.
Recebeu em 2008 a medalha Pedro Ernesto, a mais importante comenda do Municipio do Rio de Janeiro. Da mesma forma, foi homenageado pelo Rotary International com o Prêmio de Responsabilidade Social e pela Presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Joper Padrão do Espirito Santo
Homenagem a André Trigueiro
Associação Comercial do Rio de Janeiro em 19/9/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário