domingo, 24 de julho de 2011

As Vilas da Tijuca

Lugar bucólico, de clima agradável, de tradições seculares, a Tijuca tem espaços inacreditáveis. Assim são as vilas residenciais que discretamente existem nas ruas do bairro.

Casas térreas, de dois, no máximo três andares, acolhem famílias há décadas. Em muitos casos, gerações de tijucanos ali vivem; filhos e netos lá nascem, são criados, brincam com tranquilidade. Verdadeiros oásis em terreno de grande trânsito urbano.

Em algumas circunstâncias, essas vilas são constituídas da habitações de grupos familiares. Ao invés de habitarem em apartamentos, umas sobre os outras, essas famílias habitam lado a lado em área plana e tranquila. Em outras, vizinhos tradicionais convivem parede-meia em plena harmonia.

Estacionar o carro, em alguns casos, é um problema, lá isso é verdade. Mas, mesmo esse obstáculo jamais há de contraindicar esse estilo de vida, essa opção pelo bem morar.

Privadas, essas vilas emprestam um ar de romantismo à Tijuca e se tornam verdadeiro privilégio para aqueles que optam por essa condição excepcional de viver.

Quem quiser perceber essa qualidade de vida basta passear por ruas como Pinto de Figueiredo, José Higino, Barão de Mesquita, Uruguai e tantas outras escondem, em suas calçadas, esses autênticos “paraísos do morar tijucano”. Que a especulação imobiliária poupe esses terrenos e que o bom gosto dos cidadãos as mantenha como são por todo o futuro. Todos agradecerão.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 30 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim30_RCRJ-Tijuca_11052011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário