terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca - A Devida Valorização

Costuma-se dizer que um bairro tipicamente residencial é “valorizado”, quando o mercado atribui condições econômicas favoráveis aos imóveis da localidade. Essa valorização é fruto de um elenco de variáveis como atrativos naturais, facilidade de deslocamento, segurança, oferta de serviços, variedade de comércio, geração de empregos, desenvolvimento comunitário, status social, etc.

Uma análise isenta desses aspectos sobre a Tijuca tem como resultado a constatação de que o bairro apresenta no início deste novo século valorização crescente, superado o longo período de transformações desde a época da construção do Metrô, passando pela fase da falta de segurança pública adequada.

Com a nova fase de pacificação, e mais ainda da integração de suas comunidades, a Tijuca volta a demonstrar sua capacidade de soerguimento, o que é confirmado pelos números atribuídos pelo mercado imobiliário. Isto porque desfrutamos de contato imediato, visual e de proximidade geográfica, com a Natureza com o verde exuberante de nossas encostas; com a oferta de ensino de alta qualidade para a formação de novas gerações de talentos; com acesso a entidades médico e hospitalares reconhecidas pela excelência do tratamento; com rápido deslocamento para os mais variados pontos cardiais da a Cidade; pelo povo hospitaleiro e gentil que é o Tijucano; pelos inúmeros clubes sociais; pelas escolas de samba, campeãs do Carnaval Carioca; pelos centros desportivos, que têm no Maracanã o eixo das atenções como ícone mundial do futebol; com atrações turísticas com o Cristo Redentor no alto do
Morro do Corcovado, com a Vista Chinesa, a Mesa do Imperador e a Floresta da Tijuca, esta última Patrimônio Natural da Humanidade. Com as inúmeras praças que fazem o verdadeiro “folclore” do bairro, como a Praça dos Cavalinhos; com o pólo gastronômico e tudo o mais que dá à Tijuca a devida valorização que o bairro merece.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 21 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim21_RCRJ-Tijuca_09022011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário