domingo, 24 de julho de 2011

Tijuca e Formiga - Uma Ponte para a Paz

A Tijuca celebra nestes dias o primeiro aniversário da pacificação de algumas regiões que integram a comunidade tijucana como um todo. A implantação das UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora, foi o primeiro passo para que o espaço público pudesse ser recuperado por seus moradores, afastando-os do medo e da violência.

Todas as UPPs da Tijuca se mostram importantes pois os moradores beneficiados por essa nova postura do poder público lhes propicia essa sensação de segurança, indispensável para o desenvolvimento social tão almejado.

Uma dessas regiões, em particular, merece ser melhor conhecida: a região da Formiga que registra entre os meses de junho e julho, uma semana inteira de eventos que traduzem, para os seus moradores, o que mais se espera: integração e paz.

O trabalho dos policiais militares comandados pela Capitão Carvalhaes se mostra eficiente neste curto espaço de tempo. A articulação que essa UPP vem promovendo com vários agentes sociais, atraindo-os para a missão da integração social, é inegável. Mas, além de tudo, esse momento deve levar todos os cidadãos tijucanos à ação que consolide esse trabalho, fazendo com que a Tijuca e a Formiga, assim como o Borel, o Salgueiro, e tantas outras regiões, se sintam efetivamente uma só comunidade, com o
estreitamento das relações sociais, o fomento à geração de emprego, o acesso aos serviços públicos comuns a todos, e tudo o mais que possa efetivamente levar que os cidadãos se sintam parte de um todo.

A experiência do convívio com os moradores da Formiga e seus vizinhos se mostra um real caminho de integração e paz. Que este seja o primeiro aniversário de muitos mais pelo futuro adiante, para que todos se sintam o que realmente são: Tijucanos Soberanos!

A sigla UPP bem pode ser associada à missão do Rotary na sociedade: Uma Ponte para a Paz. Que assim seja por todo o sempre. Amém!

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 34 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim34_RCRJ-Tijuca_29062011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário