terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca, Ponte de Solidariedade

Mais um episódio lamentável ceifa vidas e desestabiliza lares de nossos irmãos. Desta vez, a bucólica Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro sofre as consequências de chuvas que caem sobre toda a área desde o Natal. Terrenos encharcados, encostas ocupadas desordenadamente, ausência de medidas preventivas, levam que mais de 600 pessoas tenham sido mortas pela força das águas que, de modo implacável, causaram desmoronamentos de proporções espantosas.

A Cidade de Nova Friburgo teve seu centro de negócios completamente inundado, provocando prejuízos ainda incalculáveis à indústria, comércio e serviços, além de deixar desabrigadas um sem número de famílias e órfãos ainda sem serem contados.

Teresópolis foi igualmente castigada de forma implacável pelas intempéries. Itaipava, em Petrópolis, Areal, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto amargam, também, as consequências das chuvas que persistem na Serra.

A Tijuca, igualmente um “grande vale”, com o Rio Maracanã entremeando o bairro, vive vida normal. As chuvas até aqui concentradas na Região Serrana, pouparam a Capital. Assim, o tijucano logo se mobilizou para acudir seus irmãos fluminenses de outras Cidades vizinhas. Tal como feito no deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, há um ano, os tijucanos adotaram suas redes de solidariedade numa mobilização crescente para coleta de doações. As redes de hipermercados, os shoppings centers e, como de tradição, o Rotary da Tijuca, montaram postos de coleta.

Mas os Rotarianos da Tijuca foram, usando a experiência do apoio prestado em parceria com o Exército de Salvação no Morro do Bumba, foi mais além, servindo como uma verdadeira “Ponte de Solidariedade” para outros Estados igualmente sensibilizados. Por ser o Rotary uma organização confiável, Rotarianos de Joinville, Cascavel, Sorocaba, Presidente Prudente, Barueri e de outras Cidades elegem o Rotary Tijuca para intermediar suas generosas contribuições, fruto das redes de solidariedade estabelecidas em cada uma dessas Cidades. Daqui, da Tijuca, Rotarianos conseguem que essas doações cheguem às mãos das pessoas efetivamente atingidas pela catástrofe, sem que nenhuma dúvida haja quanto à destinação de cada item ou de cada centavo doado.

Daqui da Tijuca a solidariedade de outros brasileiros chega aos friburguenses, aos teresopolitanos e petropolitanos, contribuindo decisivamente para o apoio ao restabelecimento da nova normalidade nessas famílias. Assim, cada brasileiro que entende ser o Rotary da Tijuca uma ponte de solidariedade, compreende que o cidadão tijucano colabora para que se possa consolidar a nova cidadania fluminense, bandeira erguida por iniciativa de tijucanos e que certamente há de tremular cada vez mais altaneira, graças à catalização do amor que cada brasileiro deposita em nossas mãos.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº18 Ano 61 do Rotary Club RH Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim18_RCRJ-Tijuca_19012011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário