terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca e sua Gente Amável

Com aproximadamente 181 mil habitantes, a Tijuca (TY YUC em língua indígena), um dos bairros mais tradicionais e de clima agradável do Rio de Janeiro, de passado aristocrático, sofreu profunda transformação em seus 251 anos de existência. As antigas chácaras, engenhos e mansões deram lugar a prédios, hipermercados e shopping centers.

Mantém em seu território um dos ícones da Cidade, a Floresta da Tijuca declarada
pela Unesco em 1991 como Reserva da Biosfera e considerada desde então Patrimônio da Humanidade, além de universidades, centros de pesquisa, hospitais, templos religiosos, clubes sociais, escolas de samba campeãs e, há 61 anos, acolheu a instalação do Rotary Club da Tijuca, marco da ação de empresários e profissionais
vocacionados ao desenvolvimento social e de projetos humanitários que contribuem para o convívio harmônico entre os habitantes do bairro.

A Tijuca é o único bairro da Cidade do Rio de Janeiro em que seus moradores possuem um gentílio – O Tijucano, hoje laureado como Soberano. Tradicional, amigo e saudosista, assim é definido o morador típico do bairro. Gente da melhor qualidade que nunca se considera fazer parte da Zona Norte, muito menos da Zona Sul.

Um bairro tão incomum, que os Rotarianos Tijucanos Soberanos costumam afirmar em conversas com visitantes de outros bairros: seja bem vindo ao “segundo melhor lugar do Mundo para se morar”. E logo perguntam: “Sabe porque? Porque o primeiro é aonde Você reside, pouco importa qual seja. Afinal, somos modestos ...”

Por essas e outras é que os companheiros do Rotary Tijuca afirmam que nenhum de nós se julga, "o melhor", tampouco diz, que o Clube é "o maior", mas o nosso querido Tijuca, podem crer: É BOM PRA VALER!

Joper Padrão do Espirito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do RCRJ Tijuca
Contador, Economista

Publicado no Boletim nº 08 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (vide em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim08_RCRJ-Tijuca_27102010.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário