sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tijuca e Seus Pássaros, Muitos Pássaros

O amanhecer na Tijuca propicia a observação de revoadas de pássaros, ao
que tudo indica no sentido da mata para a direção de São Cristóvão. Quem
sabe, suas rotas os levem ao Jardim Zológico, onde o ambiente durante o dia
lhes será mais adequado.

À tarde, o retorno é facilmente percebido na migração inversa, no sentido de seu habitat natural, as fraldas do maciço da Tijuca. Também pela manhã cedo, os caminhantes são brindados com o som das aves, muitas aves, no seu gorjeio saudando um
novo dia.

Durante o dia, como é de se esperar, suas presenças se tornam menos frequente, mas mesmo assim podem ser notados nas árvores das Praças, como a Saens Pena e Xavier de Brito, e nas muitas ruas onde a arborização urbana lhes propicia condições de vida e procriação da espécie.

Certamente essa abundância de pássaros em ambiente urbano decorre justamente dessas características que o bairro presenteia os Tijucanos: a proximidade da Floresta e a farta arborização urbana, que persiste mesmo diante da faina daqueles que em nome do bem comum insistem em podar exageradamente (pelo assim parece à população local ...) as muitas árvores que ornam os passeios e logradouros.

É provável que exista algum levantamento científico sobre as espécies nativas na região. Enquanto esse dado for desconhecido, cabe aos privilegiados que transitam ou habitam a Tijuca se deliciar com os seus pássaros, muitos pássaros que por aqui festejam a Natureza.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 28 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim28_RCRJ-Tijuca_13042011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário