domingo, 24 de julho de 2011

A Tijuca e a Limpeza Urbana

Um engenheiro exemplar, homem de fino trato, admirador das artes, teve a sensibilidade para enxergar a Tijuca como o bairro que deveria sediar a empresa criada em 1975 pela então recém criada Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e que trataria com excelência e qualidade técnica uma tarefa até então pouco valorizada: a limpeza urbana.

Desde Aleixo Gary, o francês contratado em 1885 para cuidar do serviço de limpeza das praias e remoção de lixo da cidade para a Ilha de Sapucaia, a população carioca enfrenta a dura realidade de tornar limpas de resíduos sólidos as nossas ruas e praças, cuidando preventivamente da saúde pública.

O terreno da rua Major Ávila nº 358, onde hoje se localiza a sede da COMLURB foi adquirido pela Prefeitura em 1904 como medida para a melhor organização desse importante serviço público que, naquela época, contava com algo como 1.084 animais de tração (burros, em sua maioria), para recolher e destinar na Baía de Guanabara aproximadamente 560 toneladas de lixo despejados a cada dia em nossos logradouros.

Foi na Tijuca que se deu início, em caráter experimental, a aquisição de dois autocaminhões, representando a passagem do uso animal para o recurso mecânico na coleta.

Daquela época para os dias de hoje muitas transformações ocorreram. Hoje, na mesma rua Major Ávila, está concentrada a direção e órgãos de gestão dessa empresa pública, exemplo e referência internacional de boa qualidade na prestação de serviços à população. Com uma frota de mais de mil veículos e centenas de equipamentos especializados, a COMLURB recolhe aproximadamente 9 mil toneladas/dia de lixo domiciliar e de resíduos públicos, sendo 40% desse volume retirado de nossos
logradouros. Um trabalho de extraordinário valor, da Tijuca para todo o povo da Capital do Estado do Rio de Janeiro, para a boa saúde e conforto de mais de 6 milhões de habitantes.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boltim nº 33 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim33_RCRJ-Tijuca_22062011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário