terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca, Um Bairro de Boas Praças

A Tijuca é um bairro cheio de boas praças. A começar pela magnífica praça de esportes do Maracanã com o Estádio Municipal (embora estadual ...) Mário Filho, os Estádios Gilberto Cardoso – carinhosamente chamado de Maracanazinho, e o Célío de Barros – de atletismo, e o Parque Aquático Júlio de Lamare. Boa praça de esportes ...
Muitas outras praças valorizam o espaço urbano. A Praça Saens Pena, que no passado foi denominada como a segunda Cinelândia do Rio, pelos inúmeros cinemas que a rodeavam, hoje se faz conhecida por ser a Estação terminal (por enquanto, pois espera-se que em breve a Estação Uruguaiana substitua essa papel) da linha 1 do Metrô.

A Praça Xavier de Brito, que os taxistas e a população infanto-juvenil reconhecem como a “Praça dos Cavalinhos” empresta ar bucólico ao bairro, lembrando estâncias de águas do Sul de Minas. Outros animais batizam outro logradouro: a “Praça dos Passarinhos”, antes na Praça Varnhagem (hoje “point” noturno do Pólo Gastronômico da Tijuca), hoje transferida para as adjacências da Praça Carlos Paolera, esta que ostenta um dos Marcos do Rotary Club da Tijuca, em frente à secular Igreja de São Francisco Xavier e à estação do Metrô do mesmo nome.

Outras Praças homenageiam vultos históricos como a Xavier de Brito, que concentra grande número de praticantes da caminhada urbana e, ainda acolhe outra Estação do Metro, bem pertinho da sede do América Futebol Clube, pelo qual Lamartine Babo (nome da Praça entre a sede do 1º Batalhão da Polícia do Exército e o Shopping da Tijuca) torceu, torceu, torceu, até morrer.

Algumas perenizam tijucanos inesquecíveis, como a Praça Marino Gomes Ferreira Governador 1968-69 do Rotary International, bem no início da Avenida Edson Passos, subida para a Floresta da Tijuca.

E por falar em tijucanos, esses são os melhores de todos “boas praças” do bairro. Gente amável, acolhedora, hospitaleira, que aqui nasceu, aqui reside ou que por aqui trabalha, fazendo deste “o segundo melhor lugar do mundo para se morar”, como afirmam os Rotarianos.

Então, verdadeiramente se pode dizer que a Tijuca é um bairro de boas praças. Em todos os sentidos ...

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 11 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em

Nenhum comentário:

Postar um comentário