terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca - Salve Símbolo da Paz

Olavo Bilac reafirmou sua inspiração ao legar a todos os brasileiros os versos do Hino que compôs com Francisco Braga para perenizar o respeito à Bandeira do Brasil:
“Salve lindo pendão da esperança, salve símbolo augusto da Paz. Tua nobre presença à lembrança, a grandeza da Pátria nos traz.”

Cabe à comunidade tijucana o orgulho de render, em praça pública, a homenagem do povo carioca ao símbolo máximo de nossa Pátria cuja presença simboliza a Paz que inspira a Nação no convívio de seus filhos e destes com todos os povos.

Civismo significa o conjunto de atitudes e comportamentos dos cidadãos, na expressão de valores e práticas assumidas como fundamentais para preservar a harmonia e melhorar o bem-estar da coletividade.

O civismo representa aquilo que o indivíduo escolheu livremente para se relacionar com seus concidadãos. É um dos alicerces da cidadania.

É muito comum o noticiário referir-se à Praça da Bandeira em dias de chuvas intensas.
No entanto, esse logradouro público deve ser lembrado muito mais do que como um importante ponto de passagem, mais do que como o agradável bairro que integra a Grande Tijuca. Deve representar em nosso cotidiano a permanente lembrança da harmonia que precisa ser consolidada a cada dia pela atitude de respeito de todos a todos, sem exceções e sem distinções.

Salve a linda Bandeira Brasileira; Salve a Praça da Bandeira da Paz!

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca

Publicado no Boletim nº 12 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim12_RCRJ-Tijuca_24112010.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário