terça-feira, 19 de julho de 2011

O Alvorecer na Tijuca

Caminhar pela Tijuca ao alvorecer é um privilégio. Ver a noite dar lugar ao dia, os primeiros raios de sol, o céu a transformar-se do azul escuro para o celeste, ou para o tom prata nos dias nublados. Verdadeira maravilha aos olhos.

O frescor matinal é indescritível. As árvores (mesmo sofridas com as impiedosas podas excessivas) dão vida às calçadas e atraem pássaros de várias espécies que generosamente gorjeiam anunciando um novo dia.

Dependendo do trajeto escolhido, serão vistas alguns grupos de pequenos sagüis, em fila pelos fios de telefones que ligam postes, uns aos outros.

Porteiros começam sua faina diária, cuidando da limpeza dos passeios e regando as plantas. As academias de ginástica abrem suas portas para os primeiros “atletas urbanos”.

Quer por estética, quer para manter boa saúde, uns procuram os aparelhos e os personal trainers para exercitar seus músculos. Outros optam pela simples caminhada como via para manter a boa forma física. Estes últimos, seguem trajetos usuais, uns mais longos, outros nem tanto, estejam bem acompanhados em casais (que aproveitam o momento para colocar o papo em dia), em pequenos grupos de amigos, ou mesmo os
solitários.

Como nem tudo o que se refere ao comportamento humano segue a uma regra geral, há caminhantes pouco comunicativos. Passam silenciosos, sem esboçar qualquer som. Mas a grande maioria, no entanto, tem o hábito de dizer um sonoro “Bom Dia”, quer para rostos já familiares de caminhadas anteriores, quer por ocasião de um primeiro encontro, confirmando a boa fama do Tijucano Soberano, cidadão de bem com a vida, que saúda seus semelhantes e dá boas vindas a cada novo dia, a cada nova expressão de vida com que a Natureza nos presenteia.

“Verdade verdadeira”, como afirma a sabedoria popular: O alvorecer na Tijuca é um privilégio!

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 10 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim10_RCRJ-Tijuca_10112010.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário