terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijucano Soberano, Um Carioca Apaixonado

A Tijuca é um dos poucos bairros da Capital do Estado do Rio de Janeiro que outorga a seu povo o gentílico TIJUCANO! Perde-se na caminhada dos tempos qual foi a sua origem ou quem assim os denominou pela primeira vez. O fato é que tal como “o hábito faz o monge”, “a Tijuca faz o Tijucano”.

Tijucano é quem aqui nasce e aqui permanece vivendo. Paulo Zouain, o “primeiro Prefeitinho da Tijuca” é um dos muitos exemplos do autêntico Tijucano. Outros, o destino fez com que tivessem escolhido um outro bairro para morar. Mas, nem por isso, deixam de ser Tijucanos saudosos, como o Delegado Ivo Raposo, que mantém as tradições da Tijuca com o cine “Centímetro”, em Conservatória, lembrando os bons tempos do Metro Tijuca, quando a Praça Saens pena era a Cinelândia Carioca.

Tijucano também é quem aqui resida por adoção. A consultora de turismo Ana Paula, chegada ao Rio há pouco tempo, vinda das Minas Gerais (Uberaba, Uai!) e nascida na Bahia (diga lá, painho), e que se dizia “baianeira” ao chegar (um mix bem sucedido de baiana com mineira), já logo completa com o seu sorriso largo e ontagiante: “Agora me sinto Tijucana!"

Ou, então, como a empresária Inês, da Cariocarte, vivida na Zona Sul, confessa que na Tijuca se sente menos estressada, em maior harmonia, e por isso escolheu a Muda (onde reside) para mudar o seu ritmo de vida e aqui dar asas à sua imaginação, montando na Galeria 615 da Rua Conde de Bonfim o seu negócio em que a chama da já então Tijucana se associa à paixão de ser Carioca e lança peças em que o “charm” de ser carioca cria beleza através de sua criatividade expressa em trajes femininos de fino gosto, obras de arte e objetos em geral, tudo difundindo a paixão que se traduz em dito popular: Carioca, antes de ser o gentílico de quem nasce na Cidade Maravilhosa, é a palavra que traduz um estado de espírito. É, talvez tenha vindo daí o gentílico Tijucano: antes de identificar quem aqui nasce, identifica o estado de espírito de quem decide viver em equilíbrio com a Natureza, feliz da Vida. Este é o Tijucano Soberano, um Carioca Apaixonado.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº24 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim24_RCRJ-Tijuca_02032011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário