terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijucano - Um Povo em Paz

Durante os episódios que culminaram com a enérgica ação das autoridades públicas, no domingo 28 de novembro, que culminam pela libertação do povo residente nas comunidades que integram o Complexo do Alemão, os tijucanos demonstraram que a sigla UPP tem um novo significado: Um Povo em Paz.

Ordeiramente se mantiveram as comunidades da Tijuca, sem que incidentes de grande significado tenham sido registrados. Ônibus (mesmo que poucos) foram incendiados por vândalos, mas os moradores do bairro e das comunidades da Formiga, Borel, Casa Branca, Salgueiro e todas as que integram a Grande Tijuca, se mostraram grupos sociais em efetiva integração. Os sons ouvidos foram de fogos de torcedores do Fluminense, e nada mais ...

Um novo ciclo social se mostra para o presente e futuro. Os negócios e a prestação de serviços se mantiveram dentro da normalidade que os acontecimentos comportaram. As atividades públicas como escolas, hospitais, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento, delegacias da Polícia Civil, batalhão da Polícia Militar e da Policia do Exército, Grupamentos de Bombeiros Militares, serviços de limpeza urbana, abastecimento de água e esgotamento sanitário e tudo o mais, foram mantidos de forma regular.

O depoimento de um cidadão que trabalha numa das padarias de maior volume de vendas na Muda, em recente contato com um de seus clientes, é significativo: “Agora a vida na Tijuca está muito melhor. Moro na Comunidade da Formiga e sinto segurança para a minha Família. Tomara que a vida continue a melhorar por aqui.” O sentimento desse típico tijucano parece ser o que predomina no bairro. Avanços adicionais precisam ser conquistados por todos. Por exemplo, a disciplina dos motoristas no trânsito; o comportamento dos transeuntes ao atravessar as ruas; a cordialidade pelos vendedores e lojistas; o fornecimento de comprovantes fiscais pelas despesas efetuadas; a redução da população de rua. Enfim, há muito o que fazer ... uma autêntica construção da nova cidadania fluminense a partir do tijucano, que se reconhece soberano, mas que precisa se somar cada vez mais a seus irmãos no Bairro, na Cidade e no Estado, para participar ativamente desse gigantesco esforço de superar décadas de descaso e abandono à própria sorte.

O Tijucano, um povo em paz, precisa fazer irradiar o sentimento do modesto balconista da padaria da Muda a todos os seus concidadãos. Nesse caminho, todos se sentirão verdadeiros vencedores.

Que reine a paz em nossa comunidade ... hoje e sempre!

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 13 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim13_RCRJ-Tijuca_01122010.pdf )

Nenhum comentário:

Postar um comentário