domingo, 24 de julho de 2011

A Paz Volta à Tijuca. O Papel da UPP da Formiga

Fatalidade é a palavra para descrever o lamentável episódio da manhã de Domingo, 14 de maio, quando um pequeno grupo de meliantes decidiu tomar de assalto o motorista de um veículo, quando circulava pela Lagoa Rodrigo de Freitas. Os meliantes inconsequentes resolveram, pela força das armas que empunhavam, que o condutor deveria leva-los até a sua residência. E a este homem, subjugado pelos acontecimentos, restou como alternativa em legítima defesa de sua vida, cumprir a maldita ordem.

Residente na Rua Dezoito de Outubro, na Tijuca, para lá se dirigiu ensejando que os facínoras entrassem no prédio e intentassem fazer um assalto coletivo de porta em porta. Eis que alguém, percebendo a violência, se desloca pela rua em busca de socorro, e logo se depara com uma patrulha da Polícia Militar, mais precisamente da Unidade de Polícia Pacificadora da Formiga, incumbida de guarnecer a paz daqueles que se utilizam de uma escada de acesso à comunidade.

Compreendendo o relato, em ação eficaz, esses briosos militares decidem, então, exceder à sua missão e com rapidez e eficácia, se deslocam para o local em que os fatos ocorriam, solicitam reforços ao 6º Batalhão da Polícia Militar e prontamente agem em defesa da sociedade agredida por vândalos inconsequentes.

O Rotary da Tijuca já havia decidido, há algum tempo, e em entendimentos com a Capitão Carvalhaes, Comandante da UPP da Formiga, realizar um Fórum cujo tema escolhido foi: A PAZ VOLTA À TIJUCA - O PAPEL DA UPP DA FORMIGA. Na ocasião da organização do evento, a intenção era a de possibilitar que a comunidade local conhecesse o esforço daquele grupamento militar na pacificação da comunidade da Formiga. Quis o destino reforçar a ideia dos rotarianos, propiciando a ação competente dos militares da UPP da Formiga, mostrando que mesmo em episódios
imprevistos e inesperados, a Tijuca tem efetivos guardiães da Paz: os briosos
policiais militares da UPP DA FORMIGA.

A Paz Volta à Tijuca. Cabe à comunidade reconhecer os esforços dos efetivos dedicados à essa construção e, unidos, edificarem um futuro diferente, para melhor!

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 31 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim31_RCRJ-Tijuca_25052011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário