terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca - Celeiro de Voluntarios

Na recente catástrofe na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, os tijucanos
reafirmam uma das tantas tradições que a Tijuca acumula em seu acervo de benefícios à
sociedade: a do serviço voluntário, desprendido de qualquer interesse exceto o de servir ao próximo.

A Tijuca foi o solo fértil onde muitas organizações tiveram seus primórdios. A APAE –
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é um dos mais destacados exemplos.

Nascida na Casa das Palmeiras, daqui criou asas para todo o Brasil. Ideia de voluntários, foi por eles consolidada e ainda hoje tem nessas pessoas importante força de apoio.

A Casa Ronald Mc Donald, outra entidade de destaque, desempenha o seu relevante papel graças às centenas de voluntários que se revezam fazendo daquela obra social uma grande realidade em favor das crianças em tratamento de câncer na rede de saúde oficial, que lá encontram o amor daqueles que as acolhem. A SAPE – Sociedade de Amigos da Pediatria do Hospital Gafrée & Guinle, agrega outros voluntários que dedicam seus esforços em prol das crianças portadoras do vírus HIV.

Jovens de várias idades e adultos se reúnem em Escolas, unidos pela mensagem de
Baden Powell, como o 76º Grupo de Escoteiros N. Sra. Medianeira, que todos os Sábados
à tarde se reúne no Colégio São José Marista. O Rotary Tijuca há 61 anos faz a sua jornada pautada na dedicação de profissionais e empresários, também voluntários, que apoiam e desenvolvem projetos humanitários que contribuem para a paz e a compreensão a partir de suas reuniões semanais no Tijuca Tênis Club.

Em situações que desafiam a solidariedade, todas as pessoas que integram essas
organizações consegue um tempo adicional para, sem descuidar de suas obrigações
familiares e profissionais, levar sua experiência para os menos favorecidos. Nestes dias, uma verdadeira legião de voluntários tijucanos tem arrecadado doações em vários pontos. Um belo exemplo, é o da jovem Monique com sua iniciativa de recolher gêneros alimentícios, artigos de limpeza e brinquedos no prédio em que reside e, como boa escoteira, treinar crianças a se fazerem, como ela o Diretor do Grupo, futuros voluntários.

São essas as pessoas que têm levado mais que doações às cidades Serranas; têm subido
a Serra com a mensagem de esperança que as leva a fazer das organizações que integram a realidade positiva que são. Assim, como um verdadeiro celeiro de voluntários, a Tijuca faz prosperar a vontade da superação, levando crianças, jovens, adultos e seniores, homens e mulheres, a somarem esforços para o desenvolvimento social. Uma atitude social verdadeiramente admirável.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 19 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim19_RCRJ-Tijuca_26012011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário