terça-feira, 19 de julho de 2011

Tijuca e a Cultura Popular

Aproxima-se o Carnaval e uma vez mais a Tijuca contribui para a difusão da cultura popular pelas suas Escolas de Samba tradicionais e campeãs dos desfiles do Sambódromo, da Sapucaí. Há dois anos consecutivos o bairro arrebata a primeira colocação. Este ano, o bom senso fez com que os organizadores deixassem de lado a competição para que as agremiações se mostrem solidárias às Escolas que sofreram com o incêndio de seus barracões na Cidade do Samba. Assim, de forma ímpar mas exemplar, o desfile deste ano deixará de consagrar a melhor dentre as melhores. Nem por isso, no entanto, os sambistas da Tijuca e de todas as Escolas descuidam no esmero da preparação das alegorias, fantasias, ensaios e sambas-enredo que fazem deste um dos maiores espetáculos de cultura popular na face da Terra.

Mas, além do Carnaval, a Tijuca incrementa cada vez mais a sua contribuição para o desenvolvimento da cultura popular, hoje também pelo Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (http://centrocoreografico.blogspot.com/), que funciona na Avenida Maracanã, nas antigas instalações da Cervejaria Brahma (hoje junto ao Hipermercado Extra Maracanã), assim como o Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola (http://creferenciadamusicacarioca.blogspot.com/), instalado no antigo palacete da Rua Conde de Bonfim e que mantém extensa programação com apresentações de espetáculos, exposições em confortáveis instalações.

Mas, além das Escolas de Samba e dos Centros culturais mantidos pela Prefeitura, a Tijuca conta ainda com o Teatro Ziembinski, na Av. Heitor Beltrão, com o SESC Tijuca (http://www.sescrio.org.br/data/Pages/LUMISE0749F42PTBRIEGUEST.htm) que coloca à disposição da comunidade o acesso a laser, prática de esportes, inclusão social e espetáculos teatrais. Isso tudo além dos tradicionais bailes e espetáculos de esportes e música popular como os tradicionalmente mantidos pelo Tijuca Tênis Clube, pelo Clube Municipal e por tantas outras agremiações sociais instaladas no bairro.
Essa é mais uma das particularidades que fazem da Tijuca o segundo melhor lugar
do mundo para se morar, como afirmam os Rotarianos do Bairro. O primeiro? Deixamos a escolha para os nossos irmãos de outras praças. De ser o segundo melhor, jamais abriremos mão.

Joper Padrão do Espírito Santo
Governador 2001-02 do Distrito 4570 do Rotary International
Coordenador da Comissão da Imagem Pública do Rotary Club RJ Tijuca
Economista, Contador

Publicado no Boletim nº 23 Ano 61 do Rotary Club RJ Tijuca (Ver em http://www.rotarytijuca.com.br/Boletim/Boletim23_RCRJ-Tijuca_23022011.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário